MARIA CORDOVIL é licenciada em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
A sua carreira tem sido dedicada ao restauro de Pintura Mural, quer em Portugal quer no estrangeiro, tendo iniciado o seu percurso internacional no Istituto Centrale per il Restauro di Roma e, mais tarde, no Laboratorio Restauro Affreschi dell’Ufficio Scavi di Pompei, no seio do qual foi responsável pela recuperação dos frescos romanos (séc. I a. C.) da casa Principe di Napoli, em Pompeia.
Trabalhou ainda no Departamento de Pintura Mural do Opificio delle Pietre Dure em Florença, onde se especializou no restauro de frescos da autoria de Giotto (séc. XIV) e de Fra Angelico (séc. XV).
Neste âmbito, tem participado em diversas conferências da área com especial destaque para o encontro Saving Sacred Relics of European Medieval Cultural Heritage, realizado em 2007, na Roménia, em representação do Instituto Português de Conservação e Restauro.
Simultaneamente à carreira na área da conservação e restauro, Maria Cordovil dedica-se também à pintura e, por encomenda, às artes do retrato e da heráldica, tendo recebido formação específica na Fundação Ricardo Espírito Santo.
Nos seus trabalhos, Maria Cordovil procura combinar uma abordagem que se quer inovadora, contemporânea e multidisciplinar, ao nível de materiais e de técnicas, com a disciplina criativa que absorveu no longo convívio com as obras dos grandes mestres-pintores italianos do tardo-medievo e Renascimento. Esta síntese, que o mercado tem tido a benevolência de acolher e fomentar, resulta no crescente número de solicitações e encomendas não só para Portugal, mas também para países tão diversos como Espanha, Angola e Moçambique.